Pular para o conteúdo

Central Isabel Teixeira

People vs. Tesla

A 3ª peça de Te(a)tralogia, PEOPLE vs. TESLA, com patrocínio da Eletrobrás, em fase de criação, se debruça a investigar o inventor Nikola Tesla. A dramaturgia parte de um profundo estudo de seu trabalho e da autobiografia do inventor, escritos e artigos. Tesla era um visionário. Manipulava a energia a favor da evolução da sociedade e, por outro lado, era manipulado pelos sistemas do capital que o barravam. A peça, de uma maneira não maniqueísta, coloca uma lente de aumento sobre suas questões: deseja olhar para o passado, entender o presente e vislumbrar um futuro.

O acervo da Rumo de Cultura e de Isabel Teixeira contava ainda com imagens do último caderno de Tesla.

Acesse: Último caderno de Tesla

A peça, com estreia prevista para outubro de 2021, com temporada em Curitiba e São Paulo, iniciou uma série de ações on-line em 2020, sendo: Criação de um Podcast com três capítulos a partir dos estudos do inventor, uma oficina remota sobre O Coveiro, uma palestra on-line com o iluminador Beto Bruel e uma aula expositiva remota com o Prof. Dr. Ewaldo Mehl sobre engenharia elétrica para estudantes secundaristas da rede pública. Como ação complementar, será lançado 2 EP’s com as músicas criadas especialmente por Ná Ozzetti e Kiko Dinucci para as peças anteriores.

Para além dos registro do caderno de Tesla a Rumo de Cultura também contou com a uma parceria com o Ateliê Fora de Esquadro, pertecente a Isabel Teixeira na confecção dos desenhos e design gráfico do projeto.

Na áudio série PEOPLE vs. TESLA os artistas buscam, a partir da manipulação das vozes e ambiências, trabalhar com imagens sonoras sobrepondo acúmulos físicos e virtuais a fim de promover uma viagem espacial ao ouvinte. O trabalho aprofunda a pesquisa de linguagem dos criadores, investindo verticalmente na pesquisa de paisagens sonoras e em modos de se relacionar com o espectador. 

Acesse o texto do audiossérie: People vs. Tesla

Dividida em três capítulos, se centra na relação de duas figuras: Tesla e Mensageiro, em uma ação que acontece em um quarto de hotel, no final da vida do cientista. Em uma espécie de radionovela contemporânea, o espectador é convidado a embarcar num universo onírico, recheado de sonoridades que buscam localizar o ouvinte em uma espacialidade que remete a diversas temporalidades. Os sentidos dos espectadores são tomados pela malha sonora, aguçando outros meios perceptivos. A tecnologia, dificuldade de comunicação, armazenamento digital, experimentos científicos, em tons poéticos, constroem os episódios, que foram concebidos com a tecnologia de som binaural.

Imagens extraídas do cadernos de imagens pertencente a Editora Fora de Esquadro. Estes desenhos são de autoria de Isabel Teixeira.

Fontes: Rumo de Cultura, Editora Fora de Esquadro e Centro Cultural Banco do Brasil