Ítaca, nossa Odisséia I
Ítaca é um espetáculo audiovisual que integra o díptico Nossa Odisseia e dá continuidade à pesquisa de linguagem da diretora Christiane Jatahy entre o teatro e o cinema, entre o ficcional e o documental, entre o passado e presente. A partir da ficção histórica de Homero a montagem, traz uma lente de aumento sobre os dias de hoje, sobre as guerras, os movimentos de partida e de chegada, a tentativa de chegar em casa concreta e metaforicamente. Para a construção dramatúrgica foram realizadas entrevistas com refugiados, além de um período de trabalho com os atores a fim de gerar cenas por meio de improvisos. Em seguida, durante um mês, Christiane Jatahy escreveu a dramaturgia final do texto. Os atores representam múltiplas possibilidades de Penélope e de Ulisses. Do feminino e do masculino nessa adaptação da Odisseia de Homero. As atrizes Isabel Teixeira, Julia Bernat e Stella Rabello assumem o lugar da mulher que espera e que também age. A elas se juntam os atores Cédric Eeckout, Karim Bel Kacem, e Matthieu Sampeur.
Neste espetáculo, a reflexão se dá de diferentes formas, começando por tirar o espectador da zona de conforto. No teatro, o palco é dividido em duas partes por uma fina cortina prateada. De um lado está representada Ítaca e os dramas de Penélope. Do outro, a ilha e a batalha de Ulisses para conseguir se desvencilhar do feitiço da ninfa. Metade do público assiste de um lado e a outra metade, de outro.



A proposta é que os espectadores troquem de lugar ao longo do espetáculo, até que, em dado momento do roteiro, quando Ulisses finalmente chega a Ítaca, a cortina é erguida e os dois cenários viram um só — o ponto alto da peça, quando o palco é literalmente inundado e os personagens passam a “nadar” nas próprias emoções. Quem assiste à versão audiovisual vê, em momentos de plano aberto, as movimentações da plateia entre os dois cenários, de modo que o público passa a também fazer parte da cena. Não se trata, contudo, de uma filmagem do espetáculo.
Nos jornais...


Mini galeria
Galeria de vídeos
Fontes: Gauchazh, SESC SP, Porto Alegre em cena, SESC Consolação, Acervo Christiane Jatahy, Acervo Paulo Camacho.