Gaivota, tema para um conto curto
Gaivota é uma montagem da peça de Anton Tchekhov. Quando o espetáculo começa, à frente estão Enrique Diaz, Emílio de Mello, Mariana Lima, Gilberto Gawronski, Felipe Rocha, Bel Garcia e Isabel Teixeira. Os personagens da peça vão circular pelas mãos de cada um desses intérpretes. Atores durante uma peça, são atores em cena, não são apenas personagens.
A obra dirigida por Enrique Diaz se baseou no espetáculo criado por Tchekhov no final do século XIX e encenada pela primeira vez na Rússia em 1896. Em 2006 a peça começou a ser encenada pela Cia dos atores, sediada no Rio de Janeiro. O resultado é uma criação coletiva de Bel garcia, Emílio de Mello, Enrique Diaz, Felipe Rocha, Gilberto Gawronski, Isabel Teixeira e Mariana Lima.
O texto é desses desafios para qualquer grupo que se proponha a realizar a montagem. Houve substituições no decorrer das inúmeras apresentações, os atores substitutos são: Alessandra Negrini, Isabel Teixeira, Lorena da Silva e Thierry Tremouroux.



A primeira viagem internacional
Isabel Teixeira atuou na peça entre os anos de 2007 e 2012, e foi com ela que viajou pela primeira vez para fora do País. A peça foi apresentada em Barcelona, Bruxelas, Lyon, Paris, Bogotá, Lisboa, Quebéc, Montreal e Shizouka, no Japão. Isabel, Mariana Lima e Bel Garcia respondiam por Nina log, em cena, se via um coro de 3 Ninas. O 2° ato é centrado em Arkádina (Mariana Lima) e Isabel aparece como Masha, no início realiza com Felipe Rocha uma pequena partitura de ações físicas.
Fontes: Acervo Enrique Diaz, Portal PUC SP, Tese Carolina Martins Delduque, Itaú Cultural