Pular para o conteúdo

Central Isabel Teixeira

Um bonde chamado desejo

O texto

Um Bonde Chamado Desejo coloca em choque o mundo de Blanche Dubois, aristocrata falida que vive enredada entre o passado e um futuro impossível, imersa em fantasia e ilusão; e o de Stanley Kowalski, marido de sua irmã Stella, homem pobre, rude, viril e polaco, que vive no presente absoluto e se dedica a satisfazer os seus prazeres imediatos. Ao propor a co-existência forçada destas duas realidades antagônicas, Tennessee joga suas personagens em um verdadeiro duelo pela própria sobrevivência, praticamente fechadas por todo um verão num apartamento de dois cômodos.

O espetáculo

O luxo dessa montagem está nos atores, na qualidade do texto e na proposta de um encontro ao vivo entre o teatro e público. O espaço é o cubículo/apartamento de dois cômodos onde vivem Stanley e Stella. Um cubo Cenico, espaço tridimensional feito com linhas simples, quase gráficas, representando a casa onde se passa toda a ação, arena de luta de doisuniversos antagônicos, cercada de público por todos os lados. Blanche traz consigo um baú. De dentro desse baú saem fantasias , bijuterias, badulaques… todo um universo de ilusões absolutamente diverso e estranho à casa crua dos Kowalski. No decorrer da peça Blanche vai se apropriando do espaço, transformando-o em uma espécie de “cenário de fantasia”. Um espaço simbólico contido dentro do espaço concreto. Uma metáfora do próprio teatro. 

Fonte: Evaldo Mocarzel

Cia Livre 10 anos

O projeto Cia Livre 10 anos visava comemorar os 10 anos da Cia Livre de teatro e contou com leituras encenadas de peças já feitas pela companhia, dentre elas Um bonde chamado desejo.

Programação: Ocorreu de 27 a 29 de agosto de 2012, de sexta-feira a domingo, às 21 horas no TUSP.

Autor – Tennesse Williams. Elenco – Lucia Romano, Isabel Teixeira, Eucir de Souza e Edgar Castro. Participação especial – Cibele Forjaz e Christian Amêndola

Repercussão nos jornais

Fontes: Site Cia Livre de Teatro, Evaldo Mocarzel, Folha de São Paulo, Itaú Cultural